Fundado em 25 de abril de 2006, é formado por três destacados músicos residentes em São Paulo: o pianista paulistano Paulo Gazzaneo, o violinista Laércio Diniz, do Rio de Janeiro e Ana Maria Chamorro ao violoncelo, professores conceituados com formação acadêmica consistente e concertistas premiados nacional e internacionalmente.

Artistas dotados de sonoridade refinada em seus respectivos instrumentos, possui em seu repertório as principais obras para a sua formação, nacionais e estrangeiras.

...estamos diante de uma nova referência para a música de câmara brasileira. A sonoridade refinada e os matizes equilibrados em sua interpretação qualificam o São Paulo Arte Trio como um dos melhores grupos de câmara da música brasileira atual....
BJD, Bragança Paulista, Setembro 2006

Desde então, o Trio vem somando apresentações nas principais salas de concerto do Brasil integrando o calendário de importantes séries de concertos de câmara.

No ano de 2011 realizaram uma temporada de concertos por sete capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Salvador) dentro da série "Imagens do Brasil".